Secretaria da Cultura

Grupo Cupuaçu no Polo Brooklin pela série Horizontes Musicais

Nascido em 1986, o Grupo Cupuaçu, Centro de Estudos de Danças Populares Brasileiras, é o resultado natural do crescimento de um trabalho de pesquisa em danças populares realizado por um grupo de pessoas de diversas formações: atores, arquitetos, artistas plásticos, capoeiristas, dançarinos, educadores, estudantes, músicos e profissionais liberais que se aglutinaram aos alunos das aulas de danças brasileiras, ministradas pelo músico, compositor e dançarino, Tião Carvalho.

Com a evolução técnica e a partir das primeiras apresentações, realizadas em encontros festivos, praças, parques e eventos de caráter sociocultural, este grupo decidiu-se pela criação de uma associação que pudesse aprofundar estudos e pesquisas em torno das danças populares e folclóricas de nosso país, inclusive para ampliar este trabalho através de cursos, palestras, encontros, seminários e espetáculos.

A ampliação de seu trabalho culminou, em 1990, com a realização das três Festas anuais do Bumba-meu-boi (Renascimento, Batizado e Morte), que levam a cada edição, cerca de três mil pessoas ao Morro do Querosene (Butantã, São Paulo), bairro onde o Cupuaçu mantém sua sede.

Importantes personalidades e grupos ligados à Cultura Popular Brasileira já marcaram presença nestas festas, como Lia de Itamaracá (PE), Dona Teté do Coco (MA), Família Alcântara (MG), Cirandeiros de Parati (RJ), Grupo Abaçai (SP), Antonio Nóbrega (PE), Grupo Cachuera! (SP), Teatro Popular Solano Trindade (Embu-SP), Nana Vasconcelos (PE), Caixeiras do Divino da Casa Fanthi Ashante (MA), Maracatu do Baque Bolado (SP) entre outros.

Ao longo dos anos inúmeras pessoas (de várias regiões brasileiras e mesmo do exterior) agregaram-se ao corpo inicial. Hoje, o Cupuaçu, em grande parte, é composto por membros de várias famílias de diversas origens, formando um elenco com cerca de 40 (quarenta) integrantes entre dançarinos e músicos (adultos, jovens e crianças), de diferentes formações e atuação profissional, com um repertório formado por uma vasta gama de danças e músicas tradicionais.

Nesta trajetória, o Grupo Cupuaçu tornou-se um importante um pólo irradiador das culturas populares, originando vários outros grupos tanto na cidade de São Paulo como em outras cidades brasileiras, sendo convidado a participar de diversos eventos artísticos e educativos, levando alegria e a importância do teatro, da música e dança popular em São Paulo e outras localidades do Brasil.

O Grupo Cupuaçu fará uma única apresentação na série, no polo Brooklin. Horizontes Musicais é um projeto executado pela Santa Marcelina Cultura e realizado peloMinistério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura e pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura. Tem o patrocínio do Bank of America Merrill Lynch.

 

O QUE VOCÊ VAI OUVIR

As manifestações culturais do bumba-meu-boi divididos em renascimento, batizado e morte, como acontece anualmente no Morro do Querosene.

 

SERVIÇO
Grupo Cupuaçu (bumba-meu-boi)
22 de agosto, quinta-feira, 16h
Quadra do Polo Brooklin
Avenida Padre Antonio José dos Santos, 1.019, Brooklin
Entrada franca

Leia mais sobre notícias e eventos

14/11/2014

Aprovados para a segunda fase

Veja a lista dos candidatos aprovados para a segunda (2ª) fase do processo seletivo de professores de música do Programa Guri

 

5/11/2014

Venha participar dos Grupos Infantis e Juvenis

Os Grupos Infantis e Juvenis estão com inscrições abertas até 8 de dezembro. Converse com seu professor e participe!

 

23/10/2014

Sage Gateshead e Santa Marcelina, três anos juntos

Pelo terceiro ano consecutivo, a Santa Marcelina Cultura recebeu, por duas semanas, a visita de dez profissionais do Sage Gas

 

23/10/2014

Polo CEU Cidade Dutra realiza curso de agente jurídico popular

Para disseminar os conhecimentos jurídicos, o Polo CEU Cidade Dutra realiza até 29 de novembro, em parceria com a Ordem dos A

 

30/9/2014

Novos caminhos depois do Guri

Alegria, responsabilidade e determinação são algumas das características dos jovens alunos que começam a traçar caminhos mais

 

Santa Marcelina - Organização Social de Cultura

® Todos os direitos reservados

Largo General Osório, 147 - Luz - São Paulo - SP - CEP 01213-010

Fone: (11) 3585-9888

CRÉDITOS